Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

RELATÓRIO DO 4º ENCONTRO DA TURMA ALFA 2


Quinta-feira, dia primeiro de setembro de 2011, inicia-se a aula presencial do quarto encontro. A tutora Vilma deu boas vindas e fez a leitura de uma fábula com o título: O Cachorro. A fábula traz a lição de que na vida nem tudo que fazemos é reconhecido por todas as pessoas, mas entendemos que mesmo assim devemos fazer sempre o melhor.
Continuando a tutora propôs uma dinâmica que foi muito legal pra fazer, além de exigir muita concentração pudemos rir bastante. Essa tarefa consistia em fazer gestos no decorrer da leitura de um texto, feita pela tutora, nas palavras em destaque nós teríamos que fazer os gestos. As palavras e os gestos, consecutivamente eram: bem-vindos/bater palmas, amor/abraçar, paz/aperto de mão, sorriso/gargalhar, garra/um passo para frente, amigos/trocar de lugar.
Passamos então para as tarefas do dia, onde a Vilma explicou que estaríamos encerrando a unidade 2 do fascículo 1 e entrando no fascículo 2 com o tema Avaliação. Quanto ao término do fascículo 1 ficamos com uma tarefa para ser desenvolvida no decorrer da próxima semana, com o objetivo de realizar uma atividade no decorrer da próxima semana, com o objetivo de realizar uma atividade e colocar em prática na sala de aula, essa atividade deveria estar de acordo com os conceitos do quadro 4 e 5 da unidade 2 do fascículo 1, e comentou que para o dia iríamos assistir a um filme e que durante esse filme atentássemos para algumas questões citadas por ela como: Como é a vida do garoto do filme? Por que ele tem dificuldade de aprender? Qual o papel de seus pais na sua educação? Como é o ambiente familiar? Como a escola trata esse menino? E outras, que após o filme iria nos entregar para que respondêssemos como dever de casa. Pois bem, passamos então a assistir o filme COMO ESTRELA NA TERRA.
No inicio sentimos muito, pois o filme era legendado, achei até que seria muito cansativo, mas para a minha surpresa e creio que para os outros também, nos deparamos com um tanto de “chorinho” escondido, não sabemos a causa... Mas no final do curso muitas das cursistas presentes estavam com olhos cheios de água, claro que a tutora também, e isso nem conta que ela já conhecia o filme. A história do filme se trata de um garoto de família aparentemente bem de situação financeira, e de convívio familiar bom.
O garoto tinha dificuldades em aprendizagem, demonstrava desinteresse nas letras, sonhava e imaginava muito, amava a arte de pintar. Era zero nas avaliações dos professores, todos o rejeitavam por não saber ler e não ter comportamento adequado na aula. Até por fim aparece um professor que já havia experimentado essa situação na pele, sente a dor do menino e dispõe a ajudá-lo, fez o que podia a estava a seu alcance para tentar resgatar a vontade de aprender do menino, buscou ajuda na família que o rejeitou e não aceitou, buscou ajuda dos professores que não deram nem confiança, buscou ajuda com o diretor que em meio as dúvidas deu voto ao professor e se pôs a ajudar também.
A história é muito comovente porque de certa forma todos passaram a entender a causa, e se colocaram em desafio, para mudar as atitudes a cada dia. O professor foi corajoso e destemido, talvez porque ele também já estivera em uma situação parecida na sua vida, tentou ajudar com o que tinha. E nós? Será que temos essa consciência de que as vezes a gente pode pelo menos fazer o mínimo? Dificuldades? Tem de todos os lados, mas antes de sermos professores somos humanos, cidadãos, mães. Sempre é bom para pensar antes de agir seja qual a causa. No filme deixa claro que às vezes, um pouco de ousadia, de atenção, carinho a gente pode também mudar muitas coisas.
Depois desse longo e emocionante filme tivemos o momento de conter a emoção, e receber as instruções da tarefa para análise de acordo com o mencionado no inicio da aula.
A tutora Vilma acessou a plataforma do curso onde nos demonstrou como se deve fazer o cadastro na plataforma do curso. Deu exemplo de como deve ser preenchido esse recurso, alertando que deveria ser mais rápido possível.
Como disse nossa tutora no início que na aula não teríamos muitas atividades, mas que a aula presencial seria longa. Com certeza longa pelo filme, mas valeu a pena estar nesse dia. E até a próxima. Eu Doraliza B. de Matos Emerick, escolhida pela Deceles, fiquei de relatora o qual fiz o máximo para realizar essa tarefa com êxito.
Obrigada por vocês terem paciência de me ouvirem.

““ Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes” Paulo Freire.

Doraliza B. Matos Emerick

Nenhum comentário:

Postar um comentário