Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

domingo, 15 de abril de 2012

Memorial: O Livro Didático em sala de Aula


No dia 07 de março de dois mil e doze, na escola Presidente Médici, realiza-se o encontro do fascículo 6 com o tema “O livro didático em sala de aula e algumas reflexões”.
A tutora Vilma deu início ao encontro desejando boas vindas ao grupo e com muito entusiasmo fazendo a leitura do diário de bordo. Após o término da leitura, contemplando-me com o caderno para que também viesse desempenhar essa função.
Continuando o encontro fizemos a reflexão sobre a importância do livro didático, se o mesmo segue ou não a proposta curricular da escola, a importância de saber fazer a escolha do livro, se o mesmo atende a metodologia da escola. Após essa reflexão compartilhamos a leitura do poema, “A bailarina”, de Cecília Meireles, o qual trouxe para o grupo muitas contribuições que venha a ter se lermos poemas na escola para nossos alunos.
Em seguida foi feito a comparação dos antigos e atuais livros didáticos de Língua Portuguesa e Alfabetização, suas mudanças no foco do ensino aprendizagem, como o mesmo tem sido um suporte básico na organização do trabalho pedagógico, se vem ocupando posições antagônicas nas escolas, e como fazer a escola do mesmo visando a qualidade na alfabetização.
Após fazermos um apanhado desse estudo cada um colocando seu ponto de vista, fomos agraciados com uma linda mensagem do Dia Internacional da Mulher.
Concluindo foi feito a divisão dos grupos para um trabalho avaliativo sobre o tema do encontro com a análise de um livro didático de Língua Portuguesa.
Com a esperança de estarmos juntos no próximo encontro, trazendo muita paz e alegria deu por encerrado mais um encontro do curso.

Cursista Nélia Camargos Adriano

Nenhum comentário:

Postar um comentário