Pró Letramento - Alfabetização e Linguagem


Este Blog é um espaço interativo da turma de Afabetização e Linguagem. Aqui serão disponibilizados as atividades dos cursistas e a síntese de cada encontro. O espaço é mais uma alternativa de comunicação entre os participantes do Pró Letramento e a tutoria do curso. Bom estudo a todos.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O USO DO DICIONÁRIO

Encerrando nossos encontro durante o ano de 2011, tivemos momentos de muito estudo e total descontração. Além da reflexão séria sobre como trabalhar o dicionário em sala de aula de forma significativa, brincamos muito, vivenciando que podemos ensinar com ludicidade.
Além das fotos, postamos abaixo o texto escrito na dinâmica usando palavras que eram desconhecidas, sem o uso do dicionário e logo nA sequencia a "tradução" do texto com os devidos significados de cada palavra.
Ficou muito divertido!
Encerramos com algumas delícias comemorando assim nossas festas de fim de ano!



 
1ª  VERSÃO DO TEXTO
Presidente Médici, 15 de dezembro de 2011

Queridas cursistas e tutora,

Estamos chegando ao final desta primeira etapa do curso de formação do Pró Letramento.
É com muito óbolo que festejamos esse momento tão muxuango.
A convivência com vocês nesses cinco meses foi importante para a troca de experiências, pois a falácia era intensa.
Todas vocês colaboraram com o calipígio de cada encontro tornando-o cada vez mais sibilino.
Desejamos a todas um feliz natal e um ano novo repleto de ósculos e amplexo.
Até o ano que vem!

Maria do Carmo e Lucimara

2ª VERSÃO DO TEXTO

Presidente Médici, 15 de dezembro de 2011

Queridas cursistas e tutora,

Estamos chegando ao final desta primeira etapa do curso de formação do Pró Letramento.
É com muita esmola que festejamos esse momento tão caipira.
A convivência com vocês nesses cinco meses foi importante para a troca de experiências, pois a mentira era intensa.
Todas vocês colaboraram com as belas nádegas de cada encontro tornando-o cada vez mais misterioso.
Desejamos a todas um feliz natal e um ano novo repleto de beijos e abraço.
Até o ano que vem!

Maria do Carmo e Lucimara

sábado, 10 de dezembro de 2011

ALGUNS DOS NOSSOS MOMENTOS


A EMOÇÃO QUASE NÃO PODE SER CONTIDA AO ASSISTIR "COMO ESTRELAS NA TERRA"


DINÂMICA DA BATATA QUENTE PARA CONHECER AS IMPRESSÕES A RESPEITO DO FILME


REPORTANDO-SE AS MEMÓRIAS SOBRE A AVALIAÇÃO

ESTUDAR É ALGO DESCONTRAÍDO MESMO

DEIXANDO OS SENTIMENTOS AFLORAREM NAS MEMÓRIAS SOBRE A AVALIAÇÃO NA INFÂNCIA

A IMPORTANCIA DA CRIATIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM


Ajude seu Aluno a Desenvolver a Capacidade de ser Criativo
Você sabia que a criatividade é uma capacidade que pode ser desenvolvida? Que a criatividade nada tem a ver com inteligência? Que você pode ser altamente inteligente e não ser criativo? Criatividade é uma forma de auto realização. Ela está em qualquer área. O aluno criativo, pode, na maioria das vezes apresentar dificuldades de aprendizagem, pois, enfrenta barreiras que dificultam a livre e espontânea expressão de seus pensamentos. Ele, geralmente, na primeira série apresenta-se como o aluno que não quer seguir as regras, com o passar do tempo, a sua criatividade já está bastante "reprimida". Ajude seu aluno a desenvolver a capacidade de ser CRIATIVO:
   Permita que eles tenham idéias diferentes de você.
   Encoraje os seus alunos a concretizarem um projeto.
Reduza as pressões, e, crie um ambiente livre de Imposições.
Crie condições para mostrar que você é a favor e não contra as pessoas.
Dê tempo aos alunos para pensar e desenvolver suas idéias.
Lembre-se que a criatividade se revela em todas as áreas, não só nas artes.
Deixe que seus alunos tenham liberdade para desenvolver as suas idéias.
Faça perguntas abertas, que permitam múltiplas respostas.
Não tenha medo de começar novas idéias.
Use a crítica com cautela e em pequenas doses, a crítica mata a idéia.
Crie um ambiente amigo e seguro para a exposição das idéias.
Estimule a habilidade de pensar em consequências.
Dê chances a eles para levantarem hipóteses e questionarem.
Estimule a criatividade e não a memorização.
Valorize a potencialidade de cada aluno.